Layout do blog

A Morte do Site Institucional

Douglas Arthur Lima • 31 de agosto de 2020

No início da popularização da internet era muito comum um site institucional, ou seja, um site que tem a função pura de falar sobre a minha empresa. Porém do lado comercial, um site estruturado dessa forma não é muito útil para critérios de busca orgânica.

Criar um site, há pouco tempo atrás, era sinônimo de status para muitas empresas. O pouco acesso a informações de como criar e, até mesmo, como utilizar o mecanismo da web, fazia com que se pensasse que ter um site era algo para poucos. Dessa forma surgiram os famosos sites institucionais. 

Site institucional


É muito simples: um site institucional basicamente fala sobre as empresas e sobre alguns produtos e serviços fornecidos pelas mesmas.


Pouco tempo depois de muitos sites assim existirem, começa a se popularizar alguns sites de vendas, os chamados e-commerce. Porém, não é desses sites em específico que vamos abordar hoje e sim sobre os institucionais. 


Você deve estar se perguntando agora o por que de esse modelo de site estar com os dias contados.

Simples: se eu tenho um site que fala exclusivamente sobre a minha empresa e meus produtos/serviços, ele será interessante para quem já é cliente e para os meus funcionários se inteirarem a respeito da minha empresa.

Mas e o potencial existente para prospecção de novos clientes?

Bem, é exatamente nesse ponto que temos a diferença:


Um site institucional tem como intuito apenas marcar uma presença na internet para quem já sabe sobre minha empresa. Quando pensamos em estratégias envolvendo marketing de conteúdo (inbound marketing), temos um ganho de visibilidade muito maior.


Por exemplo: se você faz uma campanha paga no Google Ads, se o seu site não tiver uma otimização explicando um pouco mais sobre o tipo de serviço ou produto que você quer oferecer. Pouca diferença fará para que você consiga novos negócios para um cliente que, ao ser impactado pelo seu anúncio, terá o primeiro contato com a sua marca naquele momento. 

Site institucional não oferece conteúdo!


Trabalhar com conteúdo se tornou uma forma de ajudar a melhorar o seu ROI (Retorno obtido sobre o investimento), além do alcance orgânico de audiência do seu site, ou seja, o alcance não pago.



O investimento em mídia paga é algo que ajuda a otimizar e reduzir o tempo de venda, porém não deve, de forma alguma, ser utilizado como o único meio de receita através da internet.


Precisamos sempre buscar formas de otimizar nosso ROI e aumentar o alcance orgânico, pois, no longo prazo, ficar refém apenas de mídia paga pode representar uma perda financeira muito grande para a empresa. 


Vamos pensar da seguinte forma: o mercado empreendedor tem crescido ano após ano, o que significa que a quantidade de pessoas que vão tentar obter algum tipo de retorno com anúncio pago, tende a aumentar.

Hoje, quando falamos em Google Ads, sabemos que o custo por palavra-chave oscila de acordo com a quantidade de anunciantes procura por essa palavra.


Se ao longo do tempo o que é ofertado pela sua empresa, seja um produto ou serviço, tiver uma demanda de anunciantes muito grande, o preço da palavra-chave tende a subir e o seu esforço e investimento para manter a quantidade de negócios fechados pela web vão ter que aumentar. O que poderá se tornar inviável ao longo do tempo. 

A morte do site institucional


Quando falamos sobre o fim do site institucional, fica claro que isso irá ocorrer apenas para empresas que conseguem enxergar na internet uma forma de maximizar os seus ganhos, conseguindo resultados mensuráveis e escaláveis.


Hoje, a melhor forma de conseguir analisar o resultado de uma campanha é através da web. Pois é possível saber quantas pessoas foram impactadas com a sua campanha e o retorno real obtido sobre esse investimento.

Dessa forma é possível corrigir ou excluir anúncios que não trazem retorno e otimizar aquilo que está trazendo resultados. Nenhum outro tipo de mídia é tão mensurável. 


Se antecipar a esse movimento fará toda a diferença para que você consiga garantir êxito nas estratégias digitais.

Um site otimizado para que a sua empresa esteja presente no Google e demais buscadores garantirá, no médio e longo prazo, que seus resultados sejam previsíveis e escaláveis, além de possuir um alcance orgânico muito maior entre potenciais clientes. 


E na sua empresa? Sua presença na web já está otimizada? Conta pra gente como é a sua experiência com o marketing digital, vamos adorar saber.

como-anunciar-no-google-guia-completo-para-impulsionar-seu-negocio
Por LEDO 27 de janeiro de 2025
Aprenda como anunciar no Google eficazmente e descubra estratégias para alcançar seu público-alvo, otimizar campanhas e aumentar resultados.
trafego-pago-para-negocios-locais-estrategias-eficazes-para-dominar-o-mercado
Por LEDO 20 de janeiro de 2025
Explore o poder do tráfego pago para negócios locais e veja como ele amplifica sua presença, atrai clientes e impulsiona o crescimento.
google-ads-ou-facebook-ads-descubra-qual-e-a-melhor-opcao-para-o-seu-negocio
Por LEDO 13 de janeiro de 2025
Integre Google Ads e Facebook Ads para maximizar seu marketing digital ou escolha qual a melhor para a sua empresa, invista na plataforma que mais trará retorno.
Ver mais
Share by: